Vídeo mostra testes com drone do Facebook que levará internet gratuita a países em desenvolvimento

Depois de revelar detalhes sobre o protótipo de drone para distribuição de internet, Mark Zuckerberg publicou um vídeo que mostra o primeiro drone do Facebook em funcionamento. Batizado de Aquila, possui envergadura de um Boeing 737 podendo ficar no ar por 90 dias. O avião não é tripulado e foi equipado com um sistema que distribui internet via laser, sendo capaz de transmitir 10 gigabits por segundo a uma distância superior a 16 km, segundo Zuckerberg. O CEO do Facebook informou que o drone será testado "em campo" nos próximos meses.



“Usar um avião para conectar comunidades com lasers pode parecer ficção científica. Mas muitas vezes ficção científica é apenas ciência antes de seu tempo”.
 - Mark Zuckerberg

A estratégia faz parte da iniciativa Internet.org, que está levando acesso à web gratuito para países em desenvolvimento. A Google também desenvolveu uma tecnologia para levar internet a todos. O Project Loon é um balão atmosférico que viaja na estratosfera para fornecer conectividade em lugares remotos ou que sofreram com desastres naturais.